Consultório Médico Contemporâneo e Minimalista

Reforma

Thais RosotPor Thais Rosot

Comercial

Projeto realizado em 2020

História A partir de dois consultórios pequenos, estreitos e ultrapassados, os médicos desejavam criar somente um: amplo, moderno e diferenciado. O pedido, além do conceito minimalista e arrojado, era que tudo ficasse muito bem escondido e organizado (materiais e equipamentos), sem deixar de ser prático e funcional.

Proposta e solução O desafio principal foi trabalhar com a estrutura da edificação, composta por três pilares que se concentravam bem no meio do consultório. Resolvemos, ao invés de tentar mascará-la, tirar partido da situação e destacá-la. Assim, salientamos todos os pilares e vigas com cimento queimado, deixando toda a estrutura aparente, dando a ela protagonismo e deixando-a ditar a organização espacial. A partir da estrutura, pudemos setorizar o ambiente e criamos subáreas diferentes: hall de entrada, atendimento, apoio, higienização e exames. O conceito estético principal teve como inspiração o design escandinavo, que valoriza o minimalismo, formas puras, linhas retas e poucos elementos. Somado a ele, usamos uma composição de cores neutras (branco, bege e cinza) contraposta ao preto para contraste. A utilização do preto foi outro ponto de destaque, pois serviu para cumprir diferentes papeis. Além de trazer contemporaneidade ao espaço e fugir da monotonia dos brancos e off-whites costumeiramente escolhidos para consultórios, também serviu de artifício para escondermos elementos que interferiam na composição formal do espaço, como a televisão, a cadeira de exames e a janela com vista para o estacionamento.

  • Materiais

  • Acabamento

  • Destaques

Na marcenaria, utilizamos os tons que remetem à paleta de cores escandinava: o carvalho, o branco e o preto. Nas áreas de higienização e trabalho, utilizamos o quartzo branco polido, para ampliar o espaço e facilitar a assepsia. Já no piso, optamos pela praticidade e beleza do porcelanato de grandes tamanhos e aspecto de cimento queimado.

THAIS ROSOT arquitetura

Rua Emílio Cornelsen, 376

80540-220 - Ahú - Curitiba/PR - Brasil

Entre em contato com o profissional